Arts & Crafts

"Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.

De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.? Fonte: Wikipédia (19/11/2014)

Aqui, no projeto Tailored pretendemos realinhar a nossa forma de trabalhar por esta visão.

Faz-nos sentido recuperar e defender a nova e revitalizada pertinência desta abordagem, num mercado e cultura atolados de objetos descartáveis, sem alma, desenhados para o consumo efémero.
Por isso fazemos também um artesanato criativo que também deseja ser alternativa à mecanização e à produção em massa.

Também nos compreendemos na definição alargada de artesão e artista, sem distinções ou menosprezo, e queremos produzir objetos feitos por poucos e adquiridos por poucos, nos quais a assinatura do artesão terá um valor simbólico fundamental.

Afinal, contra a produtividade anônima dos objetos do Mundo Contemporâneo, só podemos mesmo agir, ser proactivos e fazer a mudança que gostaríamos de ver acontecer.

top