Le Divan de Staline

O telemóvel toca? procuram alguém que faça desenhos figurativos, um simulacro de esboços num caderno diário, para um filme francês que está a ser filmado no Buçaco.
Sim, "Um Dia Perfeito" pode fazer isso acontecer.
N"Um Dia Perfeito" damos corpo a ideias como esta, a estes pedidos, a estes trabalhos.
No nosso coletivo aglutinamos pessoas habilitadas em várias áreas técnicas e artísticas para responder prontamente a estas e outras solicitações e para este trabalho são escolhidos três autores que trabalharão num conjunto alargado de propostas para seleção final: Ana Cabral Fina, Simão Mota Carneiro e Nuno Quaresma.
Depois de uma breve conversa telefónica fica marcado um encontro com a pessoa responsável pela direção de arte no filme que nos irá explicar mais concretamente o que é pretendido.
Trata-se de um filme francês, cujo produtor é Paulo Branco, a realizadora é Fanny Ardant e Gerard Depardieu será Estaline, a personagem principal, e parte das filmagens irão decorrer em Portugal, no Buçaco, no Palace Hotel Buçaco, durante o mês de Dezembro de 2015.
A acção gira em torno de uma residência secreta onde Estaline repousa por uns dias e onde um jovem pintor, Danilov, lhe vai apresentar um projeto artístico para um monumento póstumo à memória do ditador.
Forma-se um triângulo amoroso entre Estaline, a sua amante e o pintor.
Os desenhos pedidos constituem o caderno de esboços deste pintor e a pessoa retratada terá sido uma antiga paixão do mesmo. A personagem de Danilov terá sido inspirada em Aleksandr Deyneka (1899 - 1969), pintor, artista gráfico e escultor russo considerado um dos mais importantes artista figurativos do movimento modernista russo.
São-nos enviadas por correio electrónico as imagens, fotografias, de uma rapariga jovem, bonita, caracterizada para a época, para que seja desenhada como musa inspiradora de Danilov. É uma mulher de uma beleza emblemática, o que torna a empreitada mais desafiante e prazenteira.
Alguns desenhos serão rasgados e queimados nas primeiras cenas em que surge o caderno de esboços do pintor. É uma pena, para nós autores que investimos cada obra de uma singularidade irrepetível, mas uma ação compreensível e necessária para o desenrolar do enredo e construção da personagem.
Se esta narração dos acontecimentos lhe aguçou a curiosidade, sem revelarmos mais sobre a história, para que também não mitigue o seu interesse na obra final que só vive na tela de um cinema, deixamos aqui o link para o "teaser movie" de "Le Divan de Staline", adaptação cinematográfica de Fanny Ardant do romance homónimo de Jean-Daniel Baltassat:
Youtube_Le Divan de Staline

top

Produção Editorial

Tailored for... Fazer à medida de... é também fazer em conjunto com outros autores o trabalho singular de dar vida e corpo a uma obra.

A obra literária, pedagógica ou científica é uma tipologia que nos interessa sobre maneira e porque possuímos os instrumentos e o interesse indispensáveis para o desenvolvimento deste ofício empreendemos em conjunto com alguns criadores a ilustração, paginação e edição das primeiras publicações a lançar "num dia perfeito" durante o ano de 2015.

Assim, no decurso deste ano, serão disponibilizados 3 títulos em 3 áreas de produção literária - literatura infantil, poesia e banda desenhada - e que passamos a designar:

- "Sonha com Lucy", Conto Infantil, de Tania Estrada Morales
- "Depois de ti veio o branco", Poesia, Hugo Alexandre
- "A vida de Sam", Banda Desenhada, Nuno Quaresma


top

Tailored for... Feito à medida de...

Olha para trás...

Olha lá!

Quando era gaiato, distraído, a navegar na gôndola dos meus sonhos, gotas, sementes, ensaiava o ofício de hoje sem me lembrar sequer de olhar para o lado.
Era ali e naquele momento, como é hoje, aqui e agora: o poder da Criatividade!
Não olho muito para trás; as vezes necessárias.

Olho para a frente, para o horizonte, para os pés, para ver a medida a que estou do chão, e penso no quê, como nunca, com uma hora de atraso? e à minha volta, quando regresso, não se vê já ninguém na rua.

Tailored é fazer à hora certa, na medida certa, a contemplar tudo o que está à volta.

Tailored é cozer os retalhos soltos, os desejos que ficaram por cumprir...

Tailored é trabalho individual, trabalho coletivo, é uma construção feita de solidariedade, colegialidade, amizade!... até conjugabilidade :)

Tailored é Crença no Mundo e nos Outros!


Produzimos cadernos tipo sketchbook, cozidos à mão, personalizados, feitos à medida e para durar.

Mas todas as outras modalidades de criação artística e cultural são bom mote para a transgressão, transcendência, irreverência.

O nosso negócio é a construção de cadernos de excelência, mas não hesites em contatar-nos para ilustração, design, micro &social branding e organização de eventos e mostras em Artes Plásticas.

Fazê-mo-lo com gosto!... tailored for you!

top

Retratística

Há tanta gente que reencontramos casualmente, anonimamente, entre multidões e de repente surgem, em flashes, reminiscências dos esboços de um primeiro olhar, dos 15/ 20 minutos de partilha, de conversa, do sorriso de empatia e simpatia.

Acho que seria efetivamente impossível empreender um ofício como este sem valorizar, sem acolher preciosamente estes momentos de encontro com o outro.
Este olhar as Pessoas à distância de um braço, ou de um palmo, num olhar que quer ver, sentir, com o pudor de tocar sem invadir.

Não imaginam as vezes que contei os sinais na pele dos modelos, em que tentei reproduzir a textura de cada poro, o brilho do ténue véu do suor, a volatilidade de uma madeixa de cabelo ao vento.

Hoje recuperamos este ofício e este prazer, pelo que é com um gosto muito especial que declaramos: o Atelier está reaberto a encomendas!

Preços especiais, novas modalidades técnicas e uma inspiração palpitante que só espera o momento, o encanto de fazer do retrato a experiência única, a memória marcada para sempre, em traços ou pinceladas, na linha do tempo.

top

Ilustração e Banda Desenhada

A banda desenhada enquanto abordagem à comunicação através meios de visualização começa ancestralmente em 3000 a.C. por intermédio dos Egípcios, através do uso de uma escrita pictográfica amplamente conhecida - os hieróglifos - e até hoje mantem a sua pertinência, que vai desde a dimensão lúdica, que faz deste registo uma agradável referência na infância ou até na idade adulta, até às utilizações associadas a atividades profissionais, como o design, a comunicação social, institucional e empresarial, a educação, o cinema, a moda, entre outros.
O seu sucesso reside essencialmente no facto de se ancorar firmemente no princípio da síntese visual e associação das imagens num formato de sequência, com a finalidade de fazer passar eficazmente uma ideia, ação, emoção ou enredo.
Quanto mais simples é o desenho, mais clara é a mensagem, residindo aqui a sua magia e interesse no âmbito da nossa atividade criativa. A sua utilidade para os nossos associados, parceiros e clientes é exatamente essa, a de poderem dispor deste recurso para a sua comunicação global, ou apenas para veicular ideias para novos públicos-alvo, ou para dar corpo imagético a projetos literários que possam beneficiar desta linguagem.

A pintura e a ilustração, por serem duas disciplinas técnicas e tecnológicas basilares e estruturantes, são assim utilizadas neste âmbito para maximizar a nossa oferta no domínio dos conteúdos, saberes e tradições das artes visuais no contexto da comunicação.

top

Arts & Crafts

"Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.

De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.? Fonte: Wikipédia (19/11/2014)

Aqui, no projeto Tailored pretendemos realinhar a nossa forma de trabalhar por esta visão.

Faz-nos sentido recuperar e defender a nova e revitalizada pertinência desta abordagem, num mercado e cultura atolados de objetos descartáveis, sem alma, desenhados para o consumo efémero.
Por isso fazemos também um artesanato criativo que também deseja ser alternativa à mecanização e à produção em massa.

Também nos compreendemos na definição alargada de artesão e artista, sem distinções ou menosprezo, e queremos produzir objetos feitos por poucos e adquiridos por poucos, nos quais a assinatura do artesão terá um valor simbólico fundamental.

Afinal, contra a produtividade anônima dos objetos do Mundo Contemporâneo, só podemos mesmo agir, ser proactivos e fazer a mudança que gostaríamos de ver acontecer.

top

Design

Integrar a forma com a sua função, comunicar de modo simples, criativo e eficaz, criar soluções inovadoras como resposta aos novos desafios dos mercados e das organizações, são a nossa proposta enquanto criativos e designers.

Funcionamos em equipa multidisciplinar composta pelo diretor de arte, designers, ilustradores, aos quais alocamos os serviços de freelancers em áreas como a arquitetura, fotografia, vídeo, informática e outros saberes específicos importantes para o bom desenvolvimento das áreas de atividade dos nossos Clientes.

Realizamos trabalho em áreas como o branding, design editorial, sinalética, publicidade, web design , normalização documental e gestão de conteúdos em redes sociais.
Para mais informações, visita os portefólios dos nossos colaboradores ou contata-nos através do endereço: aka.arte@gmail.com

top

Sketchbooks

O Tailored é feito à mão, todo cosidinho, só para ti!
É diferente nas medidas, técnicas, por vezes no construtor.
A norma é a predileção pela reciclagem, a qualidade e resistência do papel, capa e costuras e a garantia de que terás um caderno para a vida.
"Lifetime Sketchbooks"!
Para Artistas a Sério ;)

top

Preçarios

top