Ativismo Artístico e Comunitário

AKA... Also Known As

Um lugar, um ponto de encontro, uma oportunidade.
A ideia surgiu sob o mote da Arte como espaço vivo e simbólico que é também um lugar para se viver, biologicamente claro está.

Sentíamos, alguns, a carência desta dimensão mais completa, desta pequena grande parte da nossa Humanidade, e o apelo pela qualidade da experiência artística per si e da sua vivência na pluralidade... o apelo pela dialética no discurso visual.

O mote: A CRISE
Um Mundo em crise. Em fim dela? no seu início?
Na verdade e em síntese, o mote é este binómio Arte|Ser Humano enquanto criador versus Mundo em devir| Sentimento de impotência em relação a esta mudança avassaladora.

É uma tarefa difícil?
Ou será antes, e ainda no registo da saciedade, o pão nosso de cada dia, que não custa nem envergonha amassar, cozinhar, dar a conhecer...
Em vez de uma resposta linear, descobrimos antes outro processo criativo.
Associámos livremente tudo o que nos veio à ideia e colocámo-lo em papel, em tela, em suporte digital.

O resultado é esta etiologia global do projeto AKA Arte.
Expor, sustentar possíveis itinerâncias, dar movimento e "spin" criativo a todas estas energias e ideias que nos inquietam.

''UBUNTU, how can one of us be happy if all the other ones are sad?''

Retirado de um diálogo entre membros de uma Tribo no Malawi, com evocação da cultura Xhosa.

'UBUNTU' significa: "Eu sou porque nós somos"

Na expressão da nossa Cidadania e Ativismo Sociocultural empreendemos coletiva e individualmente para que o Mundo à nossa volta possa ser, na pequena medida das nossas humildes capacidades e limitações... um pouco melhor.

top

Call for Artists

Caros Artistas, Caros Autores

AKA Om (aum) é uma iniciativa que orbita em torno desta primeira exposição no MUSA- Museu das Artes de Sintra, com representação do trabalho de Jorge Moreira e Nuno Quaresma.
O tema central é a Existência, a inteligibilidade do Mundo e, por oposição, os seus mistérios, os grandes e os pequenos.
A abordagem é feita a partir das realidades mais simples, as do dia-a-dia, e o desafio é fazer uma caminhada estética e simbólica partindo das partes rumo à totalidade metafísica, de uma maneira que possa ser perceptível.
Uma caminhada do seminal até ao todo criado.
Uma viagem do meu umbigo até aos limites dos multiversos cósmicos e humanos.
Uma caminhada do Eu, do Nós, passando pela Família, Amigos, Comunidade, País, Mundo, até aos confins do que a nossa consciência abarca.
Embarcas comigo?
Procuro Pintores, Escultores, Artistas Multimédia, Escritores, Poetas, Desenhadores, Realizadores, Empreendedores, Ativistas, Cientistas, Pensadores, Místicos, Matemáticos, Linguistas, Antropólogos, Professores, enfim todos e cada um pelo valor da sua participação única nesta segunda iniciativa do AKA Artes.
Se tens interesse contacta-nos através do email: aka.arte@gmail.com

top